terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Ex nihilo magnum prandium

Ex nihilo magnum prandium significa Do nada, faz-se magnífica refeição, ou, em linguajar menos formal, Do nada, pinta um puta rango. Os pratos aqui descritos são, de fato, algumas vezes preparados a partir de restinhos, ou, pelo menos, de preparo sem maiores complicações.

Peixes ligeiramente asiáticos

(participação de Margarita Probatou)

Entrada: Salada de kani com mangas

200g de kani-kama

1 manga

100g de creme de leite

2 colheres de sopa de coalhada

2 colheres de sopa de maionese

1 colher de chá de mostarda de ervas finas

1 colher de chá de mel (de preferência, daqueles que vêm com favo)

Picar o kani-kama e a manga em pedacinhos, e misturá-los. Misturar os demais ingredientes, formando um molho cremoso, que será espalhado por cima. Decorar com rodelas de pepino.

Prato principal: Linguado ao perfume tailandês

850g de filé de linguado

1 limão

1 pitada de sal

Alguns talos de capim cidreira

Algumas folhas de limoeiro

Algumas folhas de manjericão

Alguns pedaços de galangal

1 cubo de caldo de peixe

200ml de leite de coco

1 colher de chá de cúrcuma

Limpar os filés de linguado, retirando as aparas laterais. Em 200ml de água, ferver uma infusão com o capim cidreira (o talo branco, não as folhas), as folhas de limoeiro e manjericão e os pedaços de galangal (tempero asiático, parente do gengibre; pode ser aproximado por uma mistura de maçã seca com um pouco de gengibre). Ferver um pouco as aparas nessa infusão. Coar e dilui no caldo o cubo de caldo de peixe e a cúrcuma. Juntar o leite de coco. Temperar o linguado com o limão e um pouco de sal (lembrando que o caldo de peixe já tem sal). Arrumar numa travessa, cobrir com o caldo e levar ao forno de micro-ondas na potência 7 por 10 minutos (neste caso, o micro-ondas funciona melhor que o forno convencional ou o cozimento na panela, por manter a integridade dos pedaços de linguado, que se desmancham facilmente).

Acompanhamento: Arroz de castanhas

Arroz branco cozido

Alho em pedaços

Castanhas de caju trituradas grosseiramente

Azeite de oliva

Fritar no azeite o alho e as castanhas. Refogar o arroz nesse azeite.

Sobremesa e vinhos

Uma compota de pêssegos com chantilly dá um bom fechamento a esta refeição. Como vinho, recomenda-se um Chardonnay para acompanhar a entrada e o prato principal, e uma tacinha de Moscato para a sobremesa.

Um comentário:

Babs disse...

Hum... Parece bom... Melhor que preparar seria comê-lo ao estilo "Professor Freiermund", ou seja, "filando" em alguma boca livre... Hehehehe