terça-feira, 27 de março de 2007

Jogo dos N Erros

Este jogo altamente educativo consiste em descobrir quantos erros diferentes contém uma pérola. Vale tudo: erros de ciência, de história, de português... É parecido com descobrir erros em filmes, só que muito fácil e (acho eu) mais divertido. Teste sua proficiência com as amostras abaixo. Em preto, os rápidos comentários sobre cada um.

Marte

disserão q em marte tem varios tuneis levando ao centro dele, e que so vidas autamente inteligente teriam feito aquilo...

os ets..

Vai com o milho e já volta com o fubá. Rápido e rasteiro.

Por falar em ETs

Acredito que existam varias raças .. como por exemplo

Norticos onde em muitos livros e coisas na antiguidade os habitantes da terra os ve como anjos ou deuses os quais estão na terra para poderem .. nos ajudar na evolução mas sem interferir por causa do livre arbitrio.

Os cinzentos os que todos conhecem .. onde no universo são conhecidos como cientistas e que muintas pessoas relatam os mesmos .. estes somente veem para judiar dos humanos .. e nada mais.

os Orinianos da constelação de orion .. seres semelhantes a aguias que fazem parte junto com os norticos .. da federação intergalactia que tem como objetivo ajudar planetas. vc podem achar que to viajando ma eu acredito em tudo isso.

E onde ficam os Klingons, os Vulcanos, os Borgs, os Ferengi, os Minbari, os Centauri, os Ewoks, os Wookies?...

Fim do mundo

e verdade q o mundo vai acabar em 2012?

eu vi uma reportagem em q falava do futuro mas q foi feita a mil anos atras e disse q o papa moreria no final de 2004 e ele morrel no começo de 2005. e q o mundo acabaria em 2012 eu teria o q 21 anos...

sera q eles tão controlando mesmo nos pois qm sabe se essa pesquisa e recentimente...

mas eu li faz tempo e pq nos temos um prescentemento q vivemos aquilo um,a vez e ta se repetindo, a sençação q2 aquilo ja aconteceu????

Fim do mundo + 2012 (profecias maias?) + Papa + Aqueles Que Tudo Controlam (o Grande Dragão?) + Déjà vu...

Arca de Noé

certa vez essa questão me veio a cabeça e me confundiu... eu era muito religioso inexperiente e novo... parecia bobeira da minha parte mas realmente isso me incomodou. sendo assim eu parei e pensei um pouco... pensei q poxa na época q foi "inspirada" a biblia o focu dakela gente era o país em q viviam, suas chamdas tribos no caso do povo judeu os grandes sábios não faziam idéia de quanto o mundo era grande...de q poderiam existir terras, animais e povos diferentes doq eles conheciam assim eles vieram com akela história do dilúvio ai entra uma coisa impossivel em termos de logistica como um homem só podria construir sozinho pu com ajuda do filho sei lah uma arca tão grande a ponto de caber um par de cada animal dentro dele... sendo que não se conhecia 1/4 das éspécies q se conhece hj em dia. e assim o dilúvio varreu a iniquidade da "terra" ( que eles nem imaginavam o tamnho) e asim foram salvos todos akeles q estavam na arca... e como eles salvaram as espécies nativas por exemplo a jaguatirica nossa conhecida aki do brasil por exemplo? então concluindo se eles não tinham idéia sequer do tamanho do mundo como poderiam imaginar a existencia de lagartos grandes?

Aspectos práticos da Arca de Noé... essa discussão vai longe!

sexta-feira, 16 de março de 2007

A espantosa sobrevivência da astrologia

Por que a astrologia sobrevive de forma espantosa há tantos milênios, mesmo contradizendo frontalmente a ciência dos últimos séculos? Além disso, ao contrário do criacionismo, não tem apoio de qualquer religião significativa, ou base em qualquer Escritura difundida. Pelo contrário, é explicitamente considerada pela Igreja Católica como uma reprovável superstição. Mesmo assim, existe muito mais gente que acredita em horóscopos do que no criacionismo.

Para mim, se deve a fenômenos psicológicos simples, sem muita relação com religião ou ciência. Em primeiro lugar, os astrólogos têm milenar tradição de bajular os poderosos. Como estes, em geral, têm inteligência acima da média (senão não seriam poderosos por muito tempo), bajular as pessoas comuns é ainda mais fácil. Os astros são apenas pretextos para falar do assunto que mais interessa às pessoas: elas mesmas. Têm sido usados outros pretextos, como borras de café, folhas de chá e entranhas de aves (para desgosto da Grande Fênix), mas os astros são bem mais práticos. E, para muitos eruditos da antiguidade, a astrologia servia de ganha-pão, enquanto estudavam a astronomia.

Assim, quando o horóscopo, o biscoitinho da sorte ou a Sorte do Dia do Orkut fazem uma análise ou previsão, geralmente tem as seguintes características:

1. É bastante vaga (por exemplo: Seu destino mudou completamente hoje).

2. É geralmente positiva e otimista: algo em que as pessoas gostem de acreditar (por exemplo: Você nunca vacila ao lidar com os problemas mais difíceis ou Seus planos atuais serão bem-sucedidos).

3. Geralmente aconselha o mesmo que o bom senso (por exemplo: Seja cuidadoso em empreendimentos arriscados).

E o mais importante de tudo, se você não concordar com algum detalhe de seu horóscopo, tem um excelente pretexto para falar de si: Não, eu não sou bem assim, sou assado... E falar de si, para a grande maioria das pessoas, é algo delicioso, que as convenções sociais normalmente reprimem.

Um amigo meu, durante certo tempo, se passou por astrólogo para pegar mulher (não foi o Zé). Dizia ele que funcionava; de fato, ele costuma andar bem servido, mas não sei se a causa disso eram os mapas astrológicos que ele fazia. Uma comprovação científica exigiria mais amostras de dados, mas é, sem dúvida, plausível, já que toda conquista envolve manipulação psicológica, no estilo da que acabei de descrever. A interpretação dos mapas induz a consulente a falar de si mesma, confirmando ou retificando as análises; em geral, confirmando, pois todo astrólogo toma o cuidado de fazer análises as mais lisonjeiras que puder. E, ao falar de si mesma, a musa fornece, sem nem perceber direito, informação vital para uma segunda onda de ataque...

sábado, 10 de março de 2007

Pérolas do Orkut: Buracos Negros

Na pérola anterior, tivemos a opinião de um abalizado astrofísico amador sobre os misteriosos Buracos Negros. O mesmo autor publicou várias pérolas sobre o assunto:

explicando

Quando eu disse "borda" nao sei se repararam esta entre aspas? Não?

É uma forma de explicar como estamos afastados de outros lugares, estamos em uma "zona" muito afastada por isso estamos longe do perigo dos buracos negros, porém, existe o risco constante de meteoros se chocarem com a terra, que nao vem ao caso dizer pq nao se chocam, ja que existem tantos sabios aqui devem saber.

Isso, explica tambem pq ateh hoje tb nao temos o conhecimento de outras formas de vidas, mais existem grupos, equipes que trabalham ocultamente para fazer estudos desse caracter, o "profissional" na area ai deve saber.

nao vem ao caso dizer pq nao se chocam, ja que existem tantos sabios aqui devem saber: que obra-prima de argumentação!

entendao

Podem continuar me chamando de louco, como eles dizem foge do senço comum por isso muitas coisas nao (sabem) sabemos.

Bom, eu posso ateh ver coisas que me provem, que nao estou errado, agora de onde tiraram suas teorias de Atlântida, Egito e outras coisas nao foi do que leram?

Eu nao, eu acompanho.

Que método de conhecimento será esse acompanhamento, superior à leitura? Como será que se acompanha um buraco negro no centro do Universo, se nós, segundo o autor, estamos na borda?

Mas há que tem tenha outras opiniões sobre buracos negros:

Non eczistem....Assim como demônios, duendes e espíritos....Isso é força da PARAPSICOLOGIA associadoa ao ECTOPLASMA de uma progeção du SUBCONCIENTE sobre o meio. Se ecziste buracos negros que entortem o MEO DEDO....huhaihua

É Diógees vc tem toda a razão...Buracos negros realmente NON ECZISTEM!!!!!!

Isso é que é ceticismo!

Teoria sobre o Big bang

Um monte de chocolate...

o mundo era apenas chocolate. Dos mais diversos tipos. De tanta caloria, deu origem à explosão mais estudada de todos os tempos, seguida por Hiroshima & Hagasaki.

Versão modernizada de algum mito asteca?

eu so bem novo (14 anos) naum tive ainda aulas de fisica sobre isso, mas minha irmã q eh fisica me explicou o q eh um buraco negro.

eu li um dia (naum lembro aonde) q ja foi detectado o escape de radiaçao d um buraco negro.

naum lebro c era luz, mas tenho kuase certeza q sim.

entaum pelo menos pekenas quantidades de luz (ou outro tipo d radiação) escapam sim d um buraco negro.

ME CORRIJAM C EU NAUM USEI TERMOS CORRETOS

E o garoto está quase certo... ele está falando da radiação de Hawking...

E agora, o prêmio Hawking de Teorias sobre Buracos Negros vai para...

buraco negro.. eh a anti materia ke suga td a seu redor.. um diah td serah sugado novamente e havera outra explosaum pela atraçao da anti materiah e o universose formara novamente.. acho ke eh apartir dai ke ha a existençia.. ele pode ser do tamonho de uma cabeça de alfinete ke pesa no universo.. sugando td em forma de aspiral.. a kra eh uma coisa mto loka.. fiko loka de pensar nisso hehe =)

Falou...

domingo, 4 de março de 2007

Paleodoxias (Crenças Arcaicas)

Este tema do blogue visa a discutir as paleodoxias, nome que a Xenoetologia dá às crenças arcaicas. Seguem alguns exemplos de paleodoxias, com as proposições científicas respectivamente contraditórias:

1. Criacionismo × Evolucionismo.

2. Astrologia × Astronomia.

3. Alquimia × Química.

4. Terra oca × Terra com núcleo.

5. Sistema geocêntrico × Sistema heliocêntrico.

6. Terra plana × Terra redonda.

7. Flogístico × Oxigênio.

8. Éter × Relatividade.

9. Geração espontânea × Microorganismos.

10. Humores (sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico) × Sistema circulatório, hormônios etc.

De todas as citadas acima, as duas primeiras continuam com legiões de adeptos. A Alquimia e a Terra Oca tem alguns, nas franjas do extremo esoterismo. E as demais parecem esquecidas. Portanto, concentrarei as primeiras crônicas do blogue na astrologia e no criacionismo.

Notem que a Xenoetologia não está nem um pouco preocupada em debater ou rebater as proposições de astrólogos e criacionistas, como não se propõe a debater a possível existência de Papai Noel ou da Mula Sem Cabeça. Lenda é lenda, não importa se seus crentes são dez ou dez milhões, se são crianças ou adultos, se são silvícolas ou habitantes das cidades.

Interessa, sim, discutir o Inusitado dessas crenças, que se manifesta de múltiplas formas. Por que certas crenças desaparecem depois que são desacreditadas pela Ciência, e outras insistem em permanecer vivas? Por que algumas, como a astrologia, se contentam com a presença na mídia, enquanto outras, como o criacionismo, exigem ser ensinadas nas escolas? Por que os adeptos dessas crenças interpretam literalmente certos trechos de escrituras religiosas, e ignoram outros? Por que ora tentam buscar apoio da Ciência, ora desprezam a evidência científica?

Mas a maior de minhas perplexidades é: Por que alguns são tão silenciosos, e outros tão chatos e barulhentos?