terça-feira, 23 de março de 2010

Cachorros covardes, comandos de texugos selvagens, camundongos esquizofrênicos e intimidades com leões


Curso para cachorros covardes

A austríaca Marianne Prutsch ensina cachorro a encarar os seus medos e libertar o seu lobo interior. Diz ela: Cada vez mais cachorros têm medo até da própria sombra. O curso os torna mais autoconfiantes e seguros.

Segundo ela, cachorros medrosos são os mais agressivos. Seria, por exemplo, o caso da raça Doberman.

Com gente, acontece a mesma coisa.

Texugos a serviço de Sua Majestade

A cidade iraquiana de Basra foi invadida por texugos, provavelmente por causa de uma inundação em pântanos vizinhos. Mas, como os texugos apareceram nas proximidades da base das tropas britânicas que controlam a cidade, os habitantes locais estão achando que foram os soldados de Sua Majestade os culpados. Na versão corrente entre os moradores, os ingleses teriam lançado contra a população indefesa texugos gigantes comedores de gente.

Mais uma vez, bem feito por meterem o bedelho onde não deviam, só para que o Tony Blair pudesse puxar o saco do Bush.

Manipulação genética cria camundongos esquizofrênicos

Um grupo de neurocientistas liderados pelo brasileiro Miguel Nicolelis anuncia hoje a descoberta de um mecanismo cerebral de regulação do sono que pode ajudar a explicar a esquizofrenia e o mal de Parkinson. Segundo os pesquisadores, essas duas doenças sem relação aparente são, na verdade, lados diferentes da mesma moeda. Ambas estão ligadas à distribuição cerebral de dopamina, uma das moléculas usadas para transmissão de informação entre as células do cérebro.

Em experimentos com camundongos geneticamente modificados (veja quadro à direita), o grupo de Nicolelis na Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA), mostrou que animais com excesso de dopamina numa estrutura cerebral chamada hipocampo sofrem alucinações como se estivessem "sonhando acordados". Quando o neurotransmissor está em falta no cérebro, por outro lado, os roedores ficam incapazes de dormir direito e adquirem problemas motores.

Segundo o pesquisador, estudar esquizofrenia em camundongos é uma tarefa difícil porque camundongos não podem, por exemplo, relatar ao pesquisador que estão ouvindo vozes, sintoma clássico do distúrbio.

Os pesquisadores, porém, desenvolveram lá seus meios de tentar contornar o problema. "Estamos estudando o córtex auditivo [parte do cérebro que processa sons] para ver se ele está sendo ativado antes de o animal ouvir algo", diz. Isso seria um sinal de alucinação auditiva, afirma Nicolelis.

Consta que manipulação genética similar criou o Crazy Frog, também conhecido como Coisinha Chata.

Intimidade com leões é ganha-pão de cientista na África

Para muitos, o trabalho do cientista Kevin Richards é o enredo de um pesadelo: ficar sob as patas de uma leoa ou encarar a boca de uma hiena, no entanto, são tarefas quase diárias para ele. Richards é um consultor para o comportamento de animais e trabalha com leões, hienas, jaguares e leopardos na África. Atualmente, ele treina os "astros e estrelas" do filme White Lion, ainda em fase de produção, e colabora em vários documentários.

O consultor, formado em biologia, tem especializações em fisiologia e anatomia humana, mas começou a trabalhar com leões há quase dez anos e conta que se apaixonou. Hoje, ele lida com mais de 60 deles.

"Animais sempre foram a minha paixão, quer dizer, (trabalhar com eles) foi uma progressão natural. Sempre digo que você não precisa necessariamente estudar para trabalhar com animais. Só é preciso uma coisa: paixão", afirmou Richards à BBC Brasil.

Ele lembra que, algumas vezes, a paixão quase lhe custou a vida. Certa vez, um leão de cerca de três anos, que Richards conhecera há pouco mais de três meses, o derrubou, o imobilizou com as patas e deu-lhe várias mordidas.

"Ele não queria me matar, mas sim, provar que era o macho dominante", disse Richards, que, ao não oferecer resistência, conseguiu acalmar o bicho, até que um colega pôde socorrê-lo.

Pelo jeito, rolou um clima, e o cientista seguiu o conselho da ex-Ministra do Turismo, Marta Suplicy. Aliás, há umas piadas de leão com caçador que vão mais ou menos por esse caminho.

Mas o Zé do Crivo comentou:

Não sei, não. Para mim, esse leão está mais para Asmodeu do que Verdadeiro Macho. Este, como se sabe, não precisa provar nada. Quanto ao cientista...

Nenhum comentário: