sábado, 1 de agosto de 2009

Xenoetologia política - I

A xenoetologia política estuda gafes, esquisitices, demonstrações de cara de pau e outros comportamentos inusitados habituais na classe política. Valem inusitados de políticos estrangeiros e de seus similares nacionais, sem distinção de ideologia.

Políticos de visão

Mas Bush não foi o primeiro nem o último a inspecionar tropas com binóculos tampados. Esse costume parece ser bastante habitual em políticos americanos e israelenses, a julgar pelas fotos de Clinton, Amir Peretz (ex-ministro da Defesa de Israel) e Ariel Sharon.

.

Para cada político, as conseqüências variaram. Bush estava no começo do mandato; a metade do país que era a favor dela achou que era montagem, e a outra metade continuou achando que era um idiota. Clinton e Sharon, mais espertos, deram algum jeito de que o caso deles não fosse muito comentado. Quem se deu pior foi Peretz: a imprensa do país noticiou fartamente, com o detalhe de que ele balançava a cabeça quando os chefes militares falavam, como se estivesse concordando. Israel estava no meio da ofensiva aérea no Líbano, que teve um imenso custo para os libaneses (não que os israelenses se importassem muito) e para a imagem de Israel (não que pudesse piorar muito); mas também trouxe mais perdas para Israel do que o esperado, e não conseguiu o proclamado objetivo de libertar dois soldados israelenses, aprisionados pelo Hezbollah. Resultado: fim de carreira política.

Não é um país sério

Dois detentos na Delegacia da Polinter (Divisão de Capturas da polícia fluminense) de São Gonçalo, RJ, mantinham página no Orkut. Dois policiais são suspeitos de cumplicidade. O álbum de fotos dos detentos mostra a dupla fazendo ginástica e churrasco nas dependências da Polinter. Na página de recados, a irmã de um dos presos pede que ele abra o e-mail e um amigo sugere vem logo, pula o muro. Um policial suspeito de conivência deixou vários recados e em um deles chega a perguntar: como vocês estão se virando sem o irmão aqui?

Pensando bem, nada deve surpreender, depois do caso que saiu no Jornal Nacional, há poucos meses: em ligação de celular interceptada, um chefão do crime organizado se queixava de que lhe tinham batido a carteira, dentro do presídio! Tecnicamente, são inusitados:

1. Poder usar celular dentro do presídio.

2. Andar com dinheiro na carteira dentro do presídio.

3. Ter essa carteira batida lá dentro.

4. O mais inusitado de tudo: não respeitarem nem os chefões do crime organizado.

Juiz do TRT apela a pai-de-santo

Um juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, tido como intermediário no tráfico de influência entre pela Operação Hurricane, da Polícia Federal, teve telefonema interceptado, em que pedia ajuda a um pai-de-santo para receber propinas e prejudicar seus inimigos. Dizia ao pai-de-santo que o presentearia com uma televisão no dia seguinte e, caso conseguisse receber um pró-labore (sic) de 10 mil reais, daria a ele mais R$ 1.000,00. Dizia também que ia mandar os nomes de uns inimigos, inspetor Botelho, para o pai de santo colocá-los bem longe (!!!).

O curioso é que esse juiz planejava entrar na política com a ajuda da Igreja Universal do Reino de Deus, notoriamente crítica de religiões afro-brasileiras.

Esta é uma contribuição do coletor de inusitados Alucard Wolfherz.

Nenhum comentário: