domingo, 31 de janeiro de 2010

Xenoetologia das religiões – II

Loja vende Bíblias com camuflagem para caçadores

Deu na Agência Estado. Melhores momentos:

...vende artigos de caça e pesca com temática cristã pela Internet. A capa da Bíblia traz folhas e casca de árvore. Com isso, os cristãos podem levar suas Bíblias quando caçam e mantê-las escondidas de suas presas.

Esconder para quê? Querem manter os bichos pagãos, para poder matá-los sem culpa?

Outro artigo de sucesso da loja é uma Bíblia camuflada e à prova d''água. "Água, gelo ou condensação não prejudicarão esta palavra de Deus resistente", proclama a publicidade.

Essa pode ser levada até na pesca submarina.

Esses produtos apostam na atração dos norte-americanos por tudo o que é camuflado, desde picapes até bonés de beisebol e espingardas de caça.

No resto do mundo, essa atração geralmente acaba aos oito ou nove anos.

E os produtos também destacam a paixão dos evangélicos americanos pela caça, a pesca e a vida ao ar livre.

Por isso é que existe lá até um movimento de nudistas cristãos.

Existem várias pastorais americanas ligadas à vida ao ar livre, incluindo a dos Pescadores por Cristo, Caçadores Cristãos com Arco e Associação Cristã dos Caçadores de Veados.

Sem maiores comentários.

Bola de futebol causa protesto no Afeganistão

Também da Agência Estado:

Um protesto foi realizado no sudeste do Afeganistão acusando as tropas americanas de insultarem o Islã ao distribuírem bolas de futebol com o nome de Alá. As bolas trazem a bandeira da Arábia Saudita, que contém a declaração de fé do Corão. O Exército americano disse que a idéia era dar um presente para as crianças afegãs aproveitarem, e que não sabiam que iria causar ofensa.

... As palavras, que incluem o nome de Alá, são reverenciadas e os muçulmanos são extremamente sensíveis aos locais onde são usadas. ... "Ter um verso do Corão em algo que você chuta com seu pé seria um insulto a qualquer muçulmano do mundo", disse o deputado afegão Mirwais Yasini.

O difícil, nesse caso, é saber de quem é o comportamento mais inusitado: se dos ofensores ou dos ofendidos.

China endurece regras para sucessão do Dalai Lama

Mais uma da Agência Estado:

Entra em vigor neste sábado na China uma medida que regulamenta a reencarnação de divindades budistas.

De acordo com a regra, só será considerada legítima a reencarnação que ocorrer em território chinês e obtiver a autorização do governo.

Foi-se o tempo em que religião era o ópio do povo. Na China, tudo bem, desde que seja conforme os devidos regulamentos. Quem se reencarnar de forma não autorizada será deportado de volta ao Outro Mundo.

Livro francês ajuda muçulmanos a manter a forma durante Ramadã

Agência Estado, é claro:

Um novo livro francês oferece conselhos aos muçulmanos sobre como se manterem esbeltos e em forma durante o Ramadã -- tarefa difícil para muitos, embora eles jejuem do nascer ao pôr-do-sol durante todo o mês sagrado. O Ramadã... é o mês mais sagrado do calendário islâmico. Os muçulmanos praticantes se abstêm de alimentos, bebidas e sexo durante o dia. A intenção da disciplina é aprimorar as almas dos fiéis.

Mas clérigos e médicos dizem que a refeição do "iftar", que rompe o jejum após o pôr-do-sol, vem se tornando cada vez mais farta, incentivada pela ênfase cultural árabe nas grandes refeições em família. O médico Alain Delabos, autor de vários livros sobre dietas, disse que alguns muçulmanos transformam o iftar em "uma orgia noturna de comida açucarada do pôr-do-sol ao nascer do dia seguinte".

"Isso leva alguns a chegarem ao fim do Ramadã pesando mais que antes, enquanto em outros surgem sinais de diabete ou excesso de colesterol", escreveu Delabos no livro “Chrono-nutrition -- Ramadan spécial”. Oferecendo receitas que incluem desde figos assados até sopa de lentilhas, Delabos aconselha os muçulmanos a consumir uma refeição doce ao final do jejum diário, um prato salgado leve antes de dormir e uma refeição salgada antes do nascer do sol.

Visando agradar aos gostos de todos na família, as refeições iftar geralmente incluem bebidas açucaradas tradicionais, pelo menos um prato à base de amido, outro prato de carne e um de vegetais. O jantar se completa com sobremesas repletas de nozes e melado. Estudos de especialistas em saúde mostram que muitos muçulmanos ganham peso durante o mês do jejum e que, em alguns países árabes, o consumo médio de alimentos aumenta durante o período.

Pelo visto, durante o que, em princípio, deveria ser uma época de penitência, os muçulmanos não ficam atrás de outras religiões. Por exemplo, para quem gosta de peixes, a melhor época na mesa das famílias católicas é a Quaresma, época de degustação de salmões, trutas, bacalhaus e camarões.

No caso dos judeus, é tradicional a fartura das mesas das grandes festas religiosas. Tive um aluno de origem judaica, ateu de carteirinha, que freqüentava fielmente todas elas. Dizia que o que mantém o judaísmo vivo há milênios é a tradição de comilança religiosa.

Nenhum comentário: