sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Xenoetologia das religiões - I

Homem inglês vira deusa em templo hindu

O desempregado inglês Steve Cooper encontrou trabalho como deusa hindu, que milhares de pessoas acreditam que pode curar a infertilidade. Peregrinos atravessam uma floresta remota para serem abençoados por Steve em um templo em Gujarat, estado do norte da Índia. Ele coloca seu terceiro dedo na testa das pessoas e murmura: A Deusa está aqui, frase que também repete enquanto anda pela vila.

Ele é considerado a reencarnação de Bahucharaji, padroeira indiana dos eunucos. Antes de se tornar uma divindade, Steve procurava novos rumos para uma carreira, quando amigos indianos disseram que ele se movia e olhava como uma antiga deusa.

Peregrinos hindus não têm dúvida sobre seus poderes. Uma delas, quando perguntada por que estava tão alegre em receber a benção de Steve, disse simplesmente: Por que ela é uma deusa. Outra, que fez uma longa viagem para receber a benção, acrescenta: Minha cunhada veio até aqui e ficou grávida logo em seguida.

Steve agora segue uma dieta estritamente vegetariana e dorme num quarto espartano (desprovido de confortos). Ele vive no meio de oitenta eunucos ― homens castrados ― no templo. Mas alguns têm dúvidas. Um eunuco chamado Sudha disse: Ele é falso. Eu chequei e ele ainda têm um pênis. Ele é um homem, portanto não pode ser uma deusa. Ele não pode abençoar. Steve insiste: Eu sou os dois, homem e mulher.

Sobre a deusa Bahucharaji Mata, diz a lenda que ela era uma princesa que castrou seu marido por que ele não se mostrava interessado em sexo.

Notícia completa

É difícil saber o que é mais inusitado nessa notícia. Mas fico com o tal do eunuco Sudha, que disse: eu chequei e ele ainda tem um pênis... Isso é que é aplicação do método empírico. Em todo caso, a história da peregrina que estava alegrinha e da outra que engravidou em seguida dão realmente margem a dúvidas. Isso e mais o motivo que transformou a tal princesa em deusa. Essa história de que A Deusa está aqui, e de que ele se movia e olhava como uma antiga deusa pode ser só esperteza.

Numa inusitada observação erudita, o Zé do Crivo acrescentou que Sudha significa, em sânscrito, aquele que te pôs no Budha. Quanto a colocar o terceiro dedo na testa das pessoas, o Zé diz: ele deve ser dos que acham que o terceiro olho fica ali, e ainda bem que não é dos que têm opinião diferente. Acredite se quiser.

Morte de “boi sagrado” é destaque na imprensa britânica

Segundo a BBC Brasil, uma ordem judicial para sacrificar um boi considerado sagrado por hinduístas ganhou destaque nos jornais britânicos. Depois de três meses de disputa legal, Shambo, contaminado por tuberculose bovina, foi morto com uma injeção letal.

Shambo, que pertencia ao templo hinduísta, foi sacrificado porque as autoridades sanitárias entenderam que era necessário para proteger a saúde humana e animal. Mas a comunidade hinduísta alegava que o animal era sagrado, e não entraria na cadeia alimentar. Um escudo humano foi formado por monges que tentavam impedir a morte do animal. Um dos monges gritou, entre lágrimas, um conselho final ao boi sagrado: Adeus, Shambo. Volte como ser humano da próxima vez!

A Grande Fênix é bem mais discreta quanto a esse tipo de infeliz acontecimento. As numerosas aves sacrificadas por causa da gripe aviária foram simplesmente consideradas como mártires.

“Bonecos cristãos” disputam público infantil nos EUA

Também segundo a BBC Brasil, a rede Wal Mart passou a vender, nos Estados Unidos, bonecos infantis de conteúdo religioso. As figuras, que incluem um Jesus de 30 cm e um Daniel de 8 cm na cova dos leões, ganharam espaço em 425 das 3,3 mil lojas do Wal Mart no país, especialmente no Meio Oeste.

Se você for à seção de brinquedos de qualquer grande loja, vai ver brinquedos e bonecas que promovem e glorificam o mal, a destruição, a mentira, a trapaça, diz David Socha, fundador da companhia que fabrica os brinquedos. Na seção de bonecas, você vê bonecas que promovem a promiscuidade de garotas muito jovens. Bonecas com roupas reveladoras demais, acrescenta.

As vendas dos chamados produtos cristãos crescem consistentemente e passaram de US$ 4 bilhões em 2000 para US$ 4,6 bilhões em 2006. Segundo a Associação para o Varejo Cristão, parte deste crescimento se explica pelo boom de livros cristãos, alguns escritos em resposta ao desconforto de alguns cristãos com o sucesso de Harry Potter.

Uma analista da indústria de brinquedos diz: Há um mercado (para eles), e acho que o Wal Mart percebe isso e abre espaço para eles em sua prateleira. Em outros termos, grana é grana.

Agora, como é que vai ficar quando os religiosos islâmicos fundamentalistas inventarem bonecos de mártires da Jihad, devidamente paramentados para ataques suicidas? Ou os hindus apresentarem bonecos de lingam e yoni?

Ou, para ficar dentro do cristianismo, que tal bonecos de Santa Luzia com os olhos num prato, São Lourenço grelhado ou São Bartolomeu esfolado? E, já que há também bonecos dos vilões, por que não bonecos de Satanás?

Nenhum comentário: