domingo, 26 de dezembro de 2010

Inusitados humanos de temática animal


Anestésico para cavalo é nova droga de britânicos

A ketamina, um tranqüilizante de cavalos e anestésico com fortes propriedades alucinógenas, que é mais barata que o ecstasy e a cocaína tornou-se tão popular quanto o ecstasy nos clubes e discotecas britânicos, por ser inicialmente de posse legal. Atualmente, foi colocada na mesma classes dos tranquilizantes e anabolizantes. Entre os possíveis efeitos nocivos, estão a perda de consciência, danos permanentes na memória, esquizofrenia e uma forte dependência.

Embora classificado como inusitado animal para fins xenoetológicos, neste caso o comportamento propriamente inusitado é dos humanos consumidores.

Restaurante chinês é fechado por vender “carne de tigre”

Segundo a agência EFE, o restaurante Hufulou da cidade de Harbin, norte da China, teve de fechar por causa de um escândalo em torno de seu delicioso “prato de carne de tigre” siberiano. O prato, cujo custo ascendia a 800 iuanes por pessoa (uns duzentos reais), chamou a atenção por serem ilegais na China a caça, o tráfico e o consumo do tigre siberiano, que figura entre os dez animais mais ameaçados do mundo.

Os garçons do restaurante, a menos de um quilômetro da reserva natural de tigres siberianos de Hengdaohezi, confessaram à imprensa que o dono do estabelecimento tinha muito boas relações com o parque e recebia a carne dos animais mortos. Uma inspeção policial, no entanto, descobriu que a operação era ainda mais escabrosa. Ma Shikun, o proprietário, confessou que a carne “de tigre” era, de fato, carne de burro embebida em urina de tigre para dar “um sabor especial”.

Outro inusitado animal em que realmente inusitado é comportamento humano, tanto dos donos do restaurante quanto dos exigentes consumidores.

China tenta convencer chimpanzé a parar de fumar

Segundo a Agência Estado, na famosa cidade chinesa de Xian, os tratadores de um zoológico estavam tentando convencer uma chimpanzé fumante a deixar o vício, que mantinha há 15 anos. Depois que seu companheiro morreu, ela passou a fumar ainda mais. Ela adquiriu o hábito pegando tocos de cigarro jogados fora pelos visitantes do zôo.

Neste caso, o inusitado é humanos darem mal exemplo para um animal, se bem que o mais inusitado seria não o mau exemplo dado pelos humanos, e sim o fato de que a chimpanzé aceitasse o mau exemplo. A macaca devia ter dado uma banana, como o colega dela naquela piada com uma salsicha e uma navalha.

Leões mineiros abandonados

Cinco leões que foram na rodovia MG-427, próximo a Uberaba. Os animais - dois machos e três fêmeas - estavam na jaula de uma carreta adaptada e sem qualquer tipo de identificação. A Polícia Militar do Meio Ambiente foi informada do abandono por funcionários de uma usina de álcool.

“É um problema permanente que a gente enfrenta. É um animal que se reproduz muito em cativeiro, tem um custo muito alto e quando deixa de ser interessante é abandonado. Estamos tentando localizar o proprietário, que tem de ser responsabilizado”, afirmou o gerente substituto do Ibama em Minas. Caso seja identificado, o dono dos animais será enquadrado na lei de crimes ambientais, no mínimo por maus tratos.

Não é à toa que Minas tem fama de estado onde acontecem os casos mais inusitados! Neste, como nos outros casos deste tópico, o comportamento inusitado mesmo é o do dono... Já ouvi falar muito de gente que abandona cachorros, gatos etc., mas leão é a primeira vez. Se a moda pega...