sábado, 2 de outubro de 2010

Xenoetologia das religiões – V


Produtos religiosos 'kitsch' são opção de presente de Natal

Segundo matéria da BBCBrasil, publicada pela Agência Estado.

Entre os presentes, estão um pen drive com a imagem da Virgem Maria, para proteger seus arquivos, fotos e vídeos (melhor que o Avast e o Norton, fulmina qualquer vírus satânico), um ursinho de pelúcia que armazena as cinzas de parentes mortos (ideal para emos góticos), um calendário sexy e fúnebre ao mesmo tempo (o sonho dos necrófilos) e um kit para fazer uma torrada santa. Essa última deve ter algo a ver com São Lourenço, aquele santo que foi grelhado e disse que podiam virar, que um lado já estava passado, e por isso se tornou padroeiro dos cozinheiros. Embora se deva notar que os estudiosos, sempre desmanchando prazeres, atribuem essa lenda a uma transcrição errada de passus est (foi martirizado) para assus est (foi assado).

Um dos empresários da santidade criou um sítio Web chamado Fishermen (Pescadores), que vende bonecos de Jesus em várias atividades esportivas, inclusive um Jesus surfista, um Jesus motoqueiro e um Jesus jogador de futebol. Depois do recente caso da Madonna, teria também incluído um Jesus modelo. Eu, mesmo não sendo religioso, acho que Jesus merecia melhor sorte do que virar uma espécie de Ken.

Cidade dos EUA muda prefixo para evitar 666

Também da BBCBrasil, publicada pela Agência Estado. A cidade de Reeves, na Luisiana, recebeu permissão para mudar seu prefixo de telefone, para evitar o número da Besta do Apocalipse.

O prefeito atribuiu a decisão da companhia telefônica a uma intervenção divina. Aparentemente, o Todo-Poderoso foi ajudado por dois senadores a pressionar a empresa e a Comissão de Serviços Públicos. Bem, na Louisiana muita gente acredita em vudu, mas não sei de que lado ficaram...

Aguardam-se pedidos de mudança do prefixo da região do estado do Rio de Janeiro que inclui Petrópolis, Volta Redonda e Angra dos Reis (24). Não se sabe ainda se haverá pedido de mudança do povo de Rondônia (69).

Deputado israelense culpa homossexuais por terremotos

Segundo um deputado israelense praticante do judaísmo ortodoxo, os homossexuais são responsáveis por uma onda de terremotos que atingiu Israel há algum tempo. Segundo ele, Deus advertiu que não se deve menear os genitais indevidamente (não entendi bem como seria meneá-los devidamente).

Consta que esse deputado vai ser punido pelos superiores da Cabala, por revelar uma das principais armas da conspiração mundial judaico-maçônico-gnóstico-comuno-evolucionista contra a civilização ocidental e cristã. Segundo fontes bem informadas, ele ficou com medo de que o Vida Longa meneasse o respectivo e produzisse um Richter 9.

Vaticano divulga lista de novos pecados capitais

Segundo a BBCBrasil, o Vaticano adicionou aos sete pecados capitais a seguinte lista de pecados de “dimensão social”:

1. Fazer modificação genética.

2. Poluir o meio ambiente.

3. Causar injustiça social.

4. Causar pobreza.

5. Tornar-se extremamente rico.

6. Usar drogas.

Dos pecados capitais tradicionais, três tinham seu valor: a luxúria, a gula e a preguiça. Dos novos, o quinto é interessante... Os outros realmente não estão com nada, mas é de se notar que o primeiro vem sendo praticado desde a invenção da agricultura e da pecuária, só que por métodos tradicionais; que o segundo, o terceiro e o quarto vêm sendo praticado por quase todos os regimes políticos da história humana, inclusive os mais religiosos; e que, quanto ao último, cabe perguntar se o álcool, presente no vinho da missa, não é também droga...

Segundo a notícia citada, na entrevista ao Osservatore Romano, Girotti recordou as recomendações para se receber o perdão.

“Confissão em 15 ou máximo 20 dias antes ou depois de cometer o pecado, comunhão, oração segundo as intenções do papa, pureza e caridade”, disse o clérigo.

Uma leitora enviou as seguintes dúvidas:

Agora tem prazo para pecar? E o que aconteceu com o perdão a qualquer momento, como no leito de morte, por exemplo?

Antes? Como assim “antes”? Clarividência ou cara de pau? Confessando antes, ica com crédito? Existe prazo de validade?

Realmente, confissão e perdão preventivo são novidades. Na Divina Comédia,, Dante nos conta como Guido de Montefeltro, que já pago todos os pecados pelas penitências que fez no fim da vida, confiou indevidamente na promessa do Papa Bonifácio VIII de absolvição prévia, caso lhe desse um conselho pecaminoso, porém útil. Guido o aconselhou a tratar os inimigos com lunga promessa con l'attender corto, ou seja, prometer muito e cumprir pouco (naquele tempo isso era novidade, pelo visto). Quando morreu, São Francisco e o Diabo disputaram a alma dele, mas Satanás levou melhor, ao argumentar, como é costume dele, de forma teologicamente correta:

ch'assolver non si può chi non si pente,

né pentere e volere insieme puossi

per la contradizion che nol consente.

Ou seja, não se pode absolver quem não se arrepende, e o arrependimento e a vontade (de pecar) se contradizem. E arremata: Forse tu non pensavi ch'io loico fossi! Ou seja, você não contava que eu fosse bom de lógica...

Balzac também nos conta que Marguerite de Navarre, princesa, filósofa e poeta, irmã mais velha e mentora intelectual de Francisco I da França, se dispôs a ir a Madri, onde o irmão estava preso pelo imperador Carlos V e à míngua de mulher há um bom tempo, para quebrar o galho do irmão. Entretanto, debalde pediu à Igreja absolvição antecipada pelo pecado do incesto. No fim, o imperador, condoído com a sorte do inimigo porém colega, providenciou para que o real galho fosse quebrado de maneira mais convencional.